Super Traquina - Este título não faz grande sentido

Este blog é para ti filha!

sexta-feira, julho 01, 2005

O armário

Como já foi aqui escrito mais que uma vez a minha Traquina é mesmo Traquina com todas as implicâncias da palavra. Agora quando não se faz a vontade à menina ela esperneia e bate em tudo o que lhe aparecer à frente.

De vez em quando, quando a ama tem alguma coisa que fazer, eu trago a Traquina comigo para o trabalho. A semana passada tive que a trazer um dia. Estavamos lá em baixo na oficina e estava também um colga meu que deve de ter quase 60 anos. A Traquina estava ao meu colo e a fazer birra que queria ir para o chão. Esperneava, batia, puxava-me os cabelos. E eu como sempre só dizia "Não faz malinhos à mãe, não vês que o chão está sujo, não podes ir." . E de seguida deu-se o seguinte diálogo:

Colega: "Ela só faz isso porque vocês deixam!!!!"
Eu com cara de espanto: " E o que quer que eu lhe faça? Que lhe bata a ela também?"
Colega: "Não, mas tem que a pôr de castigo."
Eu ainda perguntei: "Há-de me dizer que castigo se dá a uma criança de 11 meses."

Claro está que ele nem respondeu. À noite(leia-se de madrugada, que é à hora que o maridão chega) em casa contei ao meu marido, ele riu-se e comentou em tom de brincadeira "Podemos sempre pô-la dentro do armário e fechar a porta." De seguida gargalhadas.

Mas, contei isto tudo só para dizer que para a Traquina isso até nem seria um castigo. A Traquina chega a casa e enquanto não vê tudo fora do móvel não descansa, e depois, sozinha entra no armário, senta-se e fica a olhar para nós. Ainda ontem fui dar com ela lá dentro a desfolhar um livro de pano. Foi a segunda vez que a vi entretida com um brinquedo. Será que agora depois do primeiro aniversário, a minha filhota sossega(mas não muito)?

Bom fim-de-semana

6 Comments:

  • At 02 julho, 2005 02:01, Blogger Ana Santos said…

    Olá,
    Fechar dentro do armário? Se fosse a ti fechava era o teu colega dentro do armário. Onde já se vi um castigo desses?
    Bem não te quero desanimar, mas depois de um aninho aindam ficam mais traquinas, falo pelo meu tesourinho que cada vez está mais perigoso.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Ana e tesourinho

     
  • At 02 julho, 2005 12:37, Blogger Mamã Dora said…

    Já tive alguém que me disse o mesmo, e a Carolina era ainda mais pequena, também fiquei parva mas nem respondi, se ainda não conseguem distinguir o bem do mal, como é que vão entender um castigo?

    Beijinhos

    Dora & Cª

     
  • At 04 julho, 2005 10:13, Blogger silvia said…

    Pois Ka, não tenhas muitas esperanças, a minha piolha está igual ninguém a atura.
    É preciso muito amor nestas ocasiões pois ás vezes é de perder a cabeça, apetece mesmo dar duas palmadas, mas enfim é mesmo assim.

     
  • At 04 julho, 2005 13:39, Blogger Clara said…

    Essas bocas são mesmo animadoras...por isso que isto de ser pai ou mãe tem, muito que se lhe diga e não é para qualquer 1.
    Beijinhos

     
  • At 04 julho, 2005 16:51, Blogger AnaBond said…

    Sabes o que acho? As pessoas tendem a esquecer-se das idades próprias... ou seja, para o senhor um 'castigo' é aplicado a uma criança, mas ele nem sequer deve ter 'pensado' que a um bebé de 11 meses, dar um castigo é o mesmo que nada, pois ainda não entendem...

    Mas sim, tens de começar a contrariá-la, como andas a fazer. A dizer-lhe não, a explicar como fazes, e a segurar-lhe na mão, por exemplo... mesmo que o faças durante meses (como eu faço com o meu, que continua a espernear e afins). O principal é não deixar fazer e daqui a uns meses 'colocá-la de castigo'... ela aí não iria entender porque é que de repente não pode fazer certas coisas.

    beijo

     
  • At 05 julho, 2005 12:42, Blogger Márcia Carvalho said…

    Olá! Realmente o teu colega é um bocado radical... mas, seja como for, é importante que eles percebam que nem tudo lhes é permitido. Como disse a Bond é importante ir dando alguns sinais de que há coisas que não se fazem O meu tinha a mania de se atirar aos óculos (eu e o pai usamos) hoje ainda tenta, às vezes, mas já sabe que não o deve fazer! É persistência e resistência e calma, caso contrário, haveria por aí muita criança fechada nos armários! MC

     

Enviar um comentário

<< Home

 
  • Primoca
  • Cunhado