Super Traquina - Este título não faz grande sentido

Este blog é para ti filha!

domingo, julho 31, 2005

Hoje é o pai da Traquina que escreve

Tenho visto os vossos comentarios e quero desejar as maiores felicidades para os vossos rebentos.
Eu so posso dar gracas a Deus por me ter dado a muher que tenho.
E principalmente por me ter dado a nossa filha linda.
Amo-vos sem voçes a minha vida ja nao tem sentido.
Mor tu para mim es tudo Amo-te.
Filha adoro quando nao queres dormir, e fases birra
tu para mim es e seras sempre o meu verdadeiro
e puro amor.

sexta-feira, julho 29, 2005

Resumo da semana

Esta semana tenho andado bastante preguiçosa para escrever aqui e também as novidades não são muitas.

Desde que a Traquina começou a andar tem feito menos traquinices novas (as de sempre continua a fazê-las). Leva muito tempo a andar de um lado para o outro e raramente gatinha, já se consegue levantar se apoiar em nada. Na 4ª Feira aprendeu a descer as escadas, já desce de gatas e em pé agarrada à parede, mas sempre de marcha-atrás. O tio H. fez 24 anos e fomos até à Costa da Caparica jantar com ele. No restaurante a Traquina portou-se mais ou menos (como sempre). Enquanto esteve entretida com um grande pedaço de pão esteve bem, mas assim que se cansou começou a inquietação e claro está com ela os gritinhos mais estridentes e que têm a capacidade de fazer com que o meu cérebro pare e eu deixe de pensar. Pusemo-la no chão e foi vê-la a correr aquilo tudo, até pela mão da empregada de mesa andou a passear. E claro está, assim que viu uma porta fechada quis logo ir espreitar o que estava lá dentro, era a cozinha, e houve alguém que comentou que a especialidade da casa ia passar a ser Shop Soi de Traquina.

Na 5ª a ama estava a almoçar e a Traquina andava a passear pela cozinha com a S., distrairam-se com ela e foram dar com ela debaixo da mesa, mas só a descobriram depois de a ama levar uma bela de uma dentada no pé.

A minha meninota também já dança em pé, adora vê-la a abanar o rabinho as maozinhas e a dar risadas deliciosas. Quando quer nos desafiar a ir atrás dela vira-se de lado para nós e dá risadas, assim que nos mexemos vira-se para a frente e lá vai ela com o turbo ligado. Temos que mandar afinar o turbo, cada vez que o liga e está em pé o resultado é sempre o mesmo, cai de rabo no chão.

P.S. Hoje é o meu último dia de trabalho (para quem não sabe eu despedi-me), vou ficar com a Traquina em casa até arranjar outro, pode ser que comecem a haver mais novidades.

BOM FIM-DE-SEMANA

segunda-feira, julho 25, 2005

Adeus banheira pequenina

Como dá para perceber pelo título, a minha Traquina já não toma banho na banheira dela. Apanhei-a vezes de mais para o meu gosto a tentar sair da banheira e ir para o chão.

De início dei-lhe banho na nossa banheira e ela parece um peixinho, salta, deita-se (mas sempre de barriga para baixo que a rapariga gosta de saber onde se deita), ri à gargalhada. Uma tarefa que ficou bastante mais facilitada foi a de beber a àgua, como tem mais espaço já se consegue deitar bem e beber toda a quantidade que lhe apetecer.

Mas no Domingo ainda quis experimentar o chuveiro. A Traquina mais uma vez não estranhou. Estava o pai a tomar banho e para não variar muito estava ela a espreitar e a desviar o cortinado. Resultado, Traquina e casa de banho todas encharcadas. Como se costuma dizer, perdida por 100 perdida por 1000, agarrei nela e lá vai ela toda contente para dentro da banheira com o pai. Adoro ver a cara de felicidade nos bebés. Andava pela banheira toda, passava mesmo por baixo do chuveiro e não passava "cartão" nenhum ao pai. Mais uma vez a minha filhota não estranhou uma experiência nova.

Tenho finalmente a certeza que o dinheiro que gastei para a Traquina ir para a natação (aqui pagasse logo o ano todo de uma vez) não foi mal empregue e que quando começar em Setembro ela vai simplesmente adorar.

sexta-feira, julho 22, 2005

Comer sozinha??? É melhor não

Esta foto foi tirada em Maio, tinha a Traquina 10 meses, e o episódio está contado aqui.

Em dois meses pouco ou nada mudou. Se a minha piolhita apanha um prato à sua frente na mesa, a primeira coisa que faz é agarrar nele e atirar o seu conteúdo para trás das costas. Sempre que nos sentamos à mesa o prato tem que ficar a metros de distância. Mas se por acaso apanhar o nosso o caso já muda de figura e fica parecida como se vê na foto.

À direita na foto está um dos "brinquedos" favoritos da Traquina. Ainda ontem fui dar com a chucha, 2 bolachas e um pincel (acessório de cozinha) dentro da sanita.

Quando é que me convenço que não a posso perder de vista!!!!!?????

quarta-feira, julho 20, 2005

A minha ternurinha

Antes de sair de casa dou sempre um beijinho ao meu marido, e se ele já estiver acordado e em pé "mando-lhe" outro.

Na Segunda-Feira a Traquina ficou com o pai em casa e estava deitada na caminha a beber o leite, eu estava aos pés da caminha dela e o pai estava na parte lateral. Mandei um beijinho ao pai, o pai mandou outro de volta e nisto estamos a olhar para a Traquina que tira o biberon da boca e manda também um beijinho. Fiquei tão eufórica que demorei mais uns minutinhos até sair e enchi a minha Traquina de beijinhos.

terça-feira, julho 19, 2005

A luz do quarto

No outro dia deitámos a Traquina cedo para ver se ela se habitua a adormecer cedo.

Chorou um bocadinho e nenhum de nós lá foi, até que ela se calou. Passado um bom bocado de ela estar calada já estávamos felizes da vida, a Traquina tinha adormecido cedinho. Qual não é o meu espanto quando vou a passar no corredor e vejo a luz do quarto dela acesa, como tinha umas coisas na mão fui pousá-las e voltei ao corredor. Desta vez a luz estava apagada... acesa... apagada... acesa... Pois é, a minha Traquina descobriu que há um botãozinho na parede, mesmo aos pés da cama dela que quando se carrega, ora se consegue ver o quartinho, ora não se consegue ver nada. E lá estava toda entretida, quando entrámos no quarto deu uma gargalhada e nós demos outras tantas.

Como estava mais desperta que eu sei lá, foi brincar para a sala e esteve mais uma vez acordada até ás tantas.

No outro dia na consulta falei à médica da menina dormir pouco e ela respondeu que se não dorme mais é porque não precisa. E está tudo dito.

segunda-feira, julho 18, 2005

A minha lindoca já anda

A minha Traquina começou mesmo a andar no Sábado.

Já tinha ameaçado algumas vezes, mas ainda só tinha dado no máximo 3 passinhos. Foi com o avô (meu pai) que ela começou a andar, e para não variar muito a mãe tinha saído e não viu. O avô tem muito a mania de estar à mesa a dar comer à Juracinha (gata) e à Traquina. Já estão as duas tão habituadas que quando ele se senta vão logo as duas andar de volta dele. Naquele dia já tinham comido e a Traquina andava a brincar. Assim que o avô lhe mostrou um pedaço de melancia ela, que estava em pé, começou devagarinho a andar em direcção a ele perante o olhar embevecido do pai e da avó. Quando cheguei a casa começaram a fazer troça de mim porque eu não tinha visto, mas o avô repetiu e a Traquina voltou a andar, e voltou a andar, e voltou a andar. Posso não ter visto os primeiros, mas vi os outros todos como se fossem os primeiros. A Traquina adora melancia principalmente quando lhe dão para a mão, ela espreme e fica a ver o sumo a escorrer pelo bracinho a sujar-lhe a roupa e o chão.

No Sábado, já em casa começou a subir sozinha para o sofá. Agora já não precisa de gritar quando quer subir, mas grita na mesma para avisar que vai a subir. Acho que não é tão cedo que a minha cabeça vai ter descanso daqueles gritinhos.

sexta-feira, julho 15, 2005

Dá, filha dá

Quando a Traquina está a mexer em algo que não deve, eu vou ter com ela e digo para me dar.

Quando lhe pedimos o que tem na mão e sendo a Traquina muito bem mandada (só neste caso) estica o bracinho e dá-nos. Logo de seguida vem tentar pegar de novo, a mãe tenta explicar que ela não pode brincar com aquilo por qualquer motivo mas a Traquina já não está a ouvir nada. Já está deitada de barriga e a bater com os pés. Mas como a Traquina é do contra (e tem bem a quem sair), o que nós não queremos é mesmo o que ela nos quer dar. Se nos quer dar alguma coisa e não aceitamos ela não se atrapalha. Pega no comando, vira para a televisão e toca de carregar em todos os botões até mudar de canal. Depois vem ter comigo para me dar o comando, mas como não aceito ela não se atrapalha, pega na minha mão vira-a de palma para cima e deixa lá o comando, claro que antes mesmo de eu conseguir mudar para o canal que quero já não o tenho de novo na mão.

Beijocas e bom fim-de-semana.

terça-feira, julho 12, 2005

Está muito espertalhona

A minha Traquina está cada vez mais um mimo, mas ainda bem, porque assim ajuda-me a esquecer que durmo poucas horas por noite.

Esteja ela onde estiver, entretida com o que quer que seja, assim que ouve os anúncios publicitários da uzo vem a correr (que é como quem diz, a gatinhar com o turbo ligado). Ainda na Sexta-Feira em casa da avó estava toda entretida a brincar com a torneira do bidé, ora abre, ora fecha, molha as mãos, mete a boca na torneira e engasgasse, mas ouviu o anúncio a dar e veio logo toda lançada e a conversar pelo corredor fora em direcção à sala. Chegou a meio do corredor e o anúncio acabou, sentou-se olhou para a avó refilou qualquer coisa como "ahahah hhhha ahah" e voltou para a torneira que é bem mais interessante que qualquer outro anúncio.

Também já se penteia, ou melhor, quase que já se penteia. Pega na escova e penteia o pescoço. Sim, porque tem uns cabelos tão compridos que chegam aos ombros (ai ca mentira).

segunda-feira, julho 11, 2005

Primeiro aniversário

Ontem foi a festa de aniversário da minha Traquina.

Para fazer a festa escolhi a casa da minha tia que fica mesmo pertinho do mar (a minha casa é pequena e seria difícil lá caber tanta gente). Estiveram presentes familiares e amigos e a Traquina recebeu muitas prendinhas. Ainda tivemos tempo de ir de manhã e de tarde até à praia com os primos Dado e Çalo e as amigas B. e R.. Na hora dos parabéns a minha meninoca portou-se muito bem e quando todos parávamos de bater palmas começava ela a cantar e a bater palmas. Foi um dia fantástico mas muito cansativo, principalmente para os miúdos, mas adivinhem para quem não foi cansativo?????? Pois claro, para a aniversariante não foi. Eu toda contente a pensar que quando chegasse a casa a Traquina ia direitinha para a cama, mas mais uma vez enganei-me. Para não variar muito eram quase uma hora quando ela adormeceu. Não consigo perceber porque é que a minha filha não gosta, nem precisa de dormir. Desde Quinta-Feira que se deita sempre depois da uma e levanta-se ás sete, fresquinha como se tivesse dormido 10 horas.

Estão-lhe a nascer os 4 dentes de cima, todos ao mesmo tempo. Anda um bocadinho mais rabugenta por causa disso, mas nada que fuja muito do normal. Tem andado já a dar uns passinhos sozinha, mas depois atirasse para o chão, ainda está com medo de andar sozinha.

quinta-feira, julho 07, 2005

Uma da manhã, hei!!

Onde é que a minha Traquina vai buscar tanta energia?

Ontem eram quase uma da manhã quando o pai a foi deitar, mas quem pensa que ela assim que caiu à cama adormeceu desengane-se. Ainda houve tempo para a choradeira da praxe. Depois de o pai a ter acalmado ainda ficou a brincar e nem faço ideia a que horas adormeceu, eu ainda adormeci primeiro que ela.
Pouco depois das 23 horas entro em modo zombieeeeeeeee, vale-me o maridinho quando raramente a essa hora já está em casa.

Elas não matam, mas moem.

terça-feira, julho 05, 2005

Parabéns maridão

Hoje o meu maridão faz 30 aninhos. Está tão crescido!!!!!!

Parabéns meu lindo, amo-te muito. Que faças mais 30 e de preferência ao meu lado.

A ver se não me esqueço de alterar ali o texto ao lado.

Orelhas furadas

Contra a vontade do pai, ontem lá fomos furar as orelhas.

Quando a Traquina tinha 8 meses já tinhamos ido à ourivesaria, mas o ourives disse que a orelhinha ainda não estava formada e era preferível esperar mais um tempinho. Ontem lembrei-me, e como o pai estava a trabalhar lá fomos nós com a avó. Eu tinha a certeza que era isso que queria, já tinha pensado muito e tinha chegado à conclusão que quanto mais tarde pior. Mas à medida que o ourives ia arranjando a pistola comecei a sentir um aperto qualquer no peito, tive que me virar de costas. Valeu-me a minha "maezota" que é uma fortalhaça. Ouvi o primeiro disparo e virei-me, a Traquina ainda esteve uns segundos sossegada, mas de repente abriu a goela e só a carteira da avó a calou. A Traquina sossegou outra vez, novo disparo e novo berreiro. Passado um bocado já não era nada com ela. À noite pus a pomadinha e a Traquina nem reclamou. Hoje já rodei os dois brincos e a minha filhota ficou muito quietinha e voltou a não se queixar. Cá para mim a Traquina vai ser toda fortalhaça como a avó.

"Quem é o orgulho da mãe?"

segunda-feira, julho 04, 2005

Já me esquecia

Ontem o pai e a avó foram dar com a Traquina a assobiar.

O pai tem a mania de assobiar para a menina e ontem ela aprendeu. Dá cá um gozo ver a boquinha que faz. Só tem um pequeno pormenor, assobia para dentro, mas ouve-se na mesma, e bem.

Contagem decrescente

Pois é, já estamos em contagem decrescente para o primeiro aniversário.

A mãe já anda numa azáfama a preparar tudo para que nada falhe. Confesso que não é muito do meu agrado fazer grandes festas. A Traquina ainda não vai perceber o que se vai passar e a festa vai ser para os crescidos, visto que ela ainda não têm muitos amiguinhos. E depois há ainda a questão dos convidados, que já são mais que muitos e a minha mãe até já brinca a dizer que são mais convidados que no baptizado.
Na minha família sou conhecida como a má da fita.Digo sempre o que tenho a dizer, doa a quem doer. E mesmo as pessoas que partilhem da minha opinião são as primeiras a criticar. Ultimamente tenho aprendido a engolir alguns sapos, mas não é nada fácil. Isto à conclusão que tenho de convidar duas pessoas da família que eu preferia que não fossem, mas se não convido "Cai o Carmo e a Trindade".

Amanhã ao final do dia vamos comprar o vestido para a festa e digo já que a minha filhota vai parecer uma princesa. A madrinha já mandou uns fatinhos, mas a avó quer ser ela a comprar, por isso um dos outros vai ficar para segundo fato.

Estou muito empolgada, mas ao mesmo tempo com falta de entusiasmo. Já decidi que me vou despedir, talvez assim o entusiasmo volte.

sexta-feira, julho 01, 2005

O armário

Como já foi aqui escrito mais que uma vez a minha Traquina é mesmo Traquina com todas as implicâncias da palavra. Agora quando não se faz a vontade à menina ela esperneia e bate em tudo o que lhe aparecer à frente.

De vez em quando, quando a ama tem alguma coisa que fazer, eu trago a Traquina comigo para o trabalho. A semana passada tive que a trazer um dia. Estavamos lá em baixo na oficina e estava também um colga meu que deve de ter quase 60 anos. A Traquina estava ao meu colo e a fazer birra que queria ir para o chão. Esperneava, batia, puxava-me os cabelos. E eu como sempre só dizia "Não faz malinhos à mãe, não vês que o chão está sujo, não podes ir." . E de seguida deu-se o seguinte diálogo:

Colega: "Ela só faz isso porque vocês deixam!!!!"
Eu com cara de espanto: " E o que quer que eu lhe faça? Que lhe bata a ela também?"
Colega: "Não, mas tem que a pôr de castigo."
Eu ainda perguntei: "Há-de me dizer que castigo se dá a uma criança de 11 meses."

Claro está que ele nem respondeu. À noite(leia-se de madrugada, que é à hora que o maridão chega) em casa contei ao meu marido, ele riu-se e comentou em tom de brincadeira "Podemos sempre pô-la dentro do armário e fechar a porta." De seguida gargalhadas.

Mas, contei isto tudo só para dizer que para a Traquina isso até nem seria um castigo. A Traquina chega a casa e enquanto não vê tudo fora do móvel não descansa, e depois, sozinha entra no armário, senta-se e fica a olhar para nós. Ainda ontem fui dar com ela lá dentro a desfolhar um livro de pano. Foi a segunda vez que a vi entretida com um brinquedo. Será que agora depois do primeiro aniversário, a minha filhota sossega(mas não muito)?

Bom fim-de-semana
 
  • Primoca
  • Cunhado