Super Traquina - Este título não faz grande sentido

Este blog é para ti filha!

sexta-feira, abril 29, 2005

Ciumito

Ontem a Traquina deixou pela primeira vez o ciumito revelar-se.

A ama da Traquina tem uma neta (Mimi) com quase 4 anos que está sempre lá em casa, quando chego entretenho-me sempre um bocadinho a brincar com a Mimi. Mas ontem a minha filha não achou muita piada. Quando está ao colo da ama quer vir para o meu, quando está ao meu quer ir para a ama. Ontem estava eu com a Mimi ao colo e a traquina estava no colo da ama, nisto a Traquina consegue deitar a mão à Mimi e começa a puxá-la e "atira-se" para mim. A mãe da Mimi teve que pegar nela ao colo, caso contrário uma das duas ia cair, e a Traquina lá ficou nno colo da mamã a sorrir e a dar ás pernitas.

É muito esperta a minha menina, mas dizer papá ou mamã não é com ela. Já diz olá e papa, mas mais nada.

quinta-feira, abril 28, 2005

A máquina de lavar roupa

O novo entretenimento da traquina é mesmo conversar com a máquina de lavar roupa.

No Feriado não saimos de casa, a traquina andou a brincar com o pai até à hora dele ir trabalhar e depois lá veio ela para a cozinha para ao pé da mãe. Quando está na cozinha a cozinha tem aspecto de tudo menos daquilo que é. Levo para lá os seus brinquedos, mas prefere mesmo espalhar as molas, levo o tapete e o ginásio de actividades, mas prefere andar a empoleirar-se em tudo quanto é sítio. Nesse dia fui dar com ela em pé (neste momento é a sua posição favorita) agarrada à máquina e com a tampa aberta. Tinha a cabeça enfiada lá dentro, com um bracinho estava agarrada, com o outro batia no tambor da máquina e conversava sem parar. Tenho que pôr a cabeça lá dentro e falar para saber se faz um som diferente.
Já nada pára no sítio, os meus bibelots das prateleiras mais baixas do móvel já tiveram que ser mudados para as alturas. Quando nos distraimos os botões do DVD é uma maravilha. Agora até já aprendeu a abrir as portas do móvel.

As frases mais ditas em casa:
"Não mexe aí, olha que faz dói-dói."
"Não te agarres aí, vais cair."
" Já te disse que não te quero ao pé do fogão."
"Larga o caixote do lixo, é cáca."
"Traquina, na casa de banho não."

E na hora de dormir a frase mais repetida é mesmo "Ai a menina, fazer óóóóóó" e quando damos por ela está em pé a atirar a chucha para fora da cama e a ver onde vai cair desta vez.

A benção que és

No Sábado estivemos o dia todo em casa da minha mãe. E como eu adoro ver a minha mãe a brincar com a traquina.

A minha avó materna faleceu há pouco mais de um mês, depois de ter estado 6 meses acamada, e a minha mãe foi-se muito abaixo com isso tudo. Mas quando está com a neta acho que mais nada lhe passa pela cabeça. É lindo ver como os olhos dela ganham brilho de cada vez que a menina sorri ou solta as suas estridentes gargalhadas.
A meu ver só mesmo a traquina para ajudar a avó a superar (aparentemente) tão bem a dor de perder uma mãe. Agora vem aí o dia da mãe e nós vamos passá-lo todo com ela, para que não pense muito que é o primeiro ano que vai passar este dia sem a dela.

A última foto que a minha avó tirou, nessa altura ainda estava bem, foi com a minha bebé ao colo e essa foto vai sempre ter um destaque muito especial para mim.

"Avó, agora estás onde há algum tempo desejavas estar, mas sei que estás a olhar pela tua menina. Eu vou sempre lhe lembrar o quanto a sua "bisa" foi e é especial para todos nós."

terça-feira, abril 26, 2005


Gosto tanto de gatinhar que nem a areia me pára. Posted by Hello

sábado, abril 23, 2005

Hoje em conversa com o meu marido, lembrámo-nos de mais uma traquinice da piolha.

Tinha ela seis meses , fomos ao centro comercial como já outras vezes tinhamos ido. Nesse dia o tio Helder e a prima Marta foram connosco, enquanto eu entrei numa loja com a prima, a piolha ficou à porta com o pai e o tio. Passado um bocado de estarmos na loja entram todos muito depressa, e o meu marido trazia algo na mão. Quando olhei nem queria acreditar, o que trazia na mão era uma das suas argolas e tinha a orelha a deitar sangue. Tinha então sido a piolha que lha arrancou e como sempre ficou toda contente.

O pai ficou tão traumatizado que além de já não usar as argolas dele, também não quer furar as orelhas á menina com medo que ela arranque os brincos a si própria.

Filha, se com esta idade já aprontaste tantas traquinices, nem quero pensar no que ainda me reservas.

sexta-feira, abril 22, 2005

Quero dormir

Hoje estou a escrever, mas nem sei bem o quê. Estou no trabalho, parece que nem vejo bem o monitor nem o teclado.

Esta noite a traquina esteve no seu pior. Já escrevi aqui que ela não dorme de dia, mas em compensação de noite é um anjinho e dorme a noite toda. Tirando esta noite que acordava de meia em meia hora, e há uma da manhã estávamos sentadas na minha cama a brincar as duas (o pai ainda não tinha chegado a casa). Depois voltou a adormecer, mas continuou a acordar.

Espero sinceramente que sejam os dentes de cima a nascer, porque se fôr uma daquelas fases que os bebés têm não sei quanto tempo aguento. E eu que gosto tanto de dormir. Filha, logo tinhas que sair ao teu padrinho. Nem os filhos são tão parecidos com ele como tu.

Como hoje não tenho nada para fazer, vou espreitar mais uns babyblog's e fazer mais umas alterações no nosso.

quinta-feira, abril 21, 2005

Hobbie

A traquina desde sempre foi uma criança que nunca dormiu o necessário para a sua idade. Desde cedo que as sestas dela são entre 10 e 25 minutos, nunca me lembro que tenha dormido mais durante o dia e nem na ama se lembra.

Quando dorme, a ama deita-a na cama dela, e a cabeceira são prateleiras cheias de bonecada de porcelana. Como a menina dorme pouco a ama anda sempre a espreitá-la, mas já por três dias que tem uma surpresa. Quando vai espreitar pensa que ela está a dormir porque está muito quietinha De repente ouve barulho dos bonecos a baterem uns nos outros entra no quarto e vê a traquina de joelhos (no seu mais recente hobbie), com uma mão agarrada á prateleira e com a outra a pôr os bonecos todos em cima da cama. Claro que a mãe já avisou que quando os bonecos em vez de irem para cima da cama, começarem a ir para o chão a mãe não paga nada ;o).

Mas em casa da mãe ela também tem hobbies, sendo eles, comer a caixa do Skip (passo a marca) e ficar agarrada à tampa da máquina da roupa quando a máquina está a trabalhar.

quarta-feira, abril 20, 2005

A minha traquina

A minha traquina tem quase 9 meses e meio, e como só agora criei este blog, vou contar um pouco de como têm sido estes 9 lindos mesinhos em que "o meu sol" está neste mundo.
Desde sempre a minha filha me tem dado muitas "dores de cabeça", felizmente não por motivos de saúde.
Enquanto estávamos na maternidade a minha filha era um anjinho, nunca ninguém a ouvia, mas passado pouco tempo de estarmos em casa ela revelou-se.

Até aos 8 meses chorava por tudo e por nada, era capaz de levar horas seguidas a chorar. Havia dias em que o meu marido chegava a casa e eu agarrava-me a ele a chorar porque já não aguentava mais.
O pediatra dizia que estava tudo bem fisicamente e que se a menina chorava muito era porque sentia a minha ansiedade, o meu medo de fazer algo errado. Mas ele não podia estar mais enganado, ela chorava até com pessoas bastante experientes com crianças.
No centro de saúde houve uma enfermeira que me disse que quando ela começasse a gatinhar que passava. Bem dito bem certo.

Aos 8 meses começou a gatinhar, e agora só se houve quando chega a hora de dormir. A minha filha tem um fascínio enorme por este "novo" mundo que não quer perder pitada dele. Agora com 9 meses já só quer estar em pé e ainda hoje pouco se senta.

Agora sim, já ando mais descansada da minha cabeça e a minha traquina anda muito mais bem disposta.

terça-feira, abril 19, 2005

O fim-de-semana

Hoje vou contar como foi este último fim-de-semana.

No Sábado, a conselho da médica, fomos até à Costa da Caparica para a traquina apanhar os ares do mar.
Segundo dizem, os ares do mar ajudam os dentinhos a romper a gengive (ao dia de hoje tem 2 dentinhos). Estava um dia muito frio, mas como não queremos que seja uma florzinha de estufa, fomos assim mesmo. Estávamos a pensar que poderia não gostar da areia, porque apesar de ter ido à praia pela primeira vez apenas com um mês, ainda não tinha tido contacto com a areia. Também pensámos isso porque é muito parecida com o padrinho, e ele com 9 meses não podia sentir a areia em contacto com a pele. Mas não podiamos estar mais enganados. Sentamo-la na areia e começou logo a explorar. Estivemos sempre atentos de forma a não a deixar levar areia à boca, mas só tentou uma vez mas como não conseguiu levar nada não quis mais saber disso. Com a idade que tem não gosta muito de estar sentada, mas lá ficou um pouquinho mais que o habitual, até que se cansou e começou a gatinhar (a mãe e o pai tiraram muitas fotos). De tarde ainda lá voltámos, mas desta vez também foram a prima Marta, o tio Helder e a tia Lídia e a minha menina voltou a fazer as alegrias de toda a gente.
No Sábado fez a sua primeira nódoa negra. Tem a mania de se agarrar a qualquer coisa e põe-se logo em pé, mas nem sempre corre bem. :)

Sobre Domingo nem vale a pena contar porque estivemos o dia todo em casa, e a traquina que já só quer estar em pé, levou o dia todo a cair e a bater com a cabeça no chão.

Introdução ao blog

Vou começar este blog com uma breve introdução ao que se irá aqui escrever futuramente.

Tenho uma filha muito traquina (daí o nome do blog), e aqui vou contar as suas peripécias. A minha menina chama-se Catarina e é o centro das atenções cá em casa. Como para a maioria dos pais, este bebé tornou-se a razão das nossas vidas. Desde que ela nasceu os nossos dias são sempre ensolarados, porque temos o nosso "raio de sol" particular :), e ele brilha todos os dias.

Acho que vou parar por hoje porque já estou a ficar muito lamechas.

Amanhã começo a contar as traquinices da minha princesa.
 
  • Primoca
  • Cunhado